Make your own free website on Tripod.com
Maranews
Edição 17, 24/set./2003
Home
Quem sou eu
Rádios e TV ao vivo
Cursos gratuitos on line
Links interessantes
Sites de buscas
Tradutor e conversor de moedas
Previsão do Tempo
Receitas
Esculturas com frutas
Livraria Virtual
Formulário de Isento da Receita Federal
Livro de Visitas
Classificados
Entrevistas
Pela Net
Vai Rolar
Já Rolou
Perfume de mulher
Turistando
Moldura
Pitaco

Batidas na porta da frente... É o tempo
                                               Nana Caymmi

Pedra 90

Além do churrasco delicioso no recém inaugurado Restaurante Samba Kitchen em Roterdã, o que chama é o bom gosto da decoração. A saladeira foi feita em mármore pela Mizeé pelo português Domingos Gonçalves,  que é tão bom no que faz que foi premiado em 1999 pela Rainha da Holanda, como o Melhor Trabalhador do Ano, recebendo um medalhão entregue pelas mãos reais. Ele estava lá na inauguração com a família pois não carrega pedra enquanto descansa.

 

Shopping Cents

Mais que segunda mão só é o slogan da Associação Emmaus que revende artigos usados: roupas, móveis, utensílios domésticos, elétrico eletrônicos etc. Além de vender os produtos de segunda mão, eles dão mesmo uma mão pois Emmaus emprega pessoas que dificilmente se adaptam ao trabalho convencional. Há 50 anos na Holanda, não visa lucro e financia projetos locais e fora da região. O tráfego da pequena cidade de Haarzuilens congestiona pelo público, às quarta-feiras de 13h as 16h e aos sábados entre 11h e 13h, à procura de bons produtos por poucos cents.

Holanda tá maus

A tônica do discurso da Rainha Beatrix, ou o Discurso do Trono, apresentando anualmente em setembro, mostrou os planos do primeiro ministro Jan Peter Balkenende, avisando os holandeses sobre um período difícil com vários cortes a partir de 2004. Enquanto há quatro anos o governo da Holanda registrou um excedente, desta vez houve um déficit orçamentário da ordem de 2,5%. A economia holandesa vai mal, o desemprego continua aumentando e as autoridades decidiram agir de forma rigorosa, principalmente na área social.  

Abraço de urso

Um abraço bem apertado para comemorar o aniversário dia 22, da brasilandesa Sarita Bogaard. Formada em turismo e jornalismo na cidade de Natal-RN, ela está fora da área na Holanda, mas é o Ás da fábrica da Nike em Hilversum. Competente, inteligente e doce, Sarita pode atuar em todas as áreas que se dá bem, muito bem.

jardelfranmar.jpg
Francis Silva, Jardel Gregório e Márcia Curvo

Palmas para a Paz

Jardel Gregório, recordista sul-americano no salto triplo está entre os seis melhores saltadores do mundo. Conquistou a medalha de bronze do GP da Inglaterra,  Norwich Union Super League na cidade inglesa  de Gateshead,no último dia 14, obtendo  a marca de 17,37 metros, sendo superado pelo britânico Jonathan Edwards (17,61 m) e pelo sueco Christian Olsson (17,92 m). No começo da temporada na Europa, Jardel marcou 17,35m e quebrou o recorde sul-americano de João do Pulo, que já durava 22 anos. Nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, antes de saltar,  repetia o ritual das palmas. De maneira sincopada, iniciava o gesto que era acompanhado pela torcida, numa atitude que tem o sentido de limpar o campo de ação, segundo ele,  uma ferramenta poderosa que abre caminhos para buscar o que deseja. Ele cita um trecho do livreto Palmas para a Paz, lançado em 2000 pelo padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio que propõe aliar a espiritualidade e cidadania. Não temos em nossas mãos a solução para os problemas do mundo; mas que, diante dos problemas do mundo, temos as nossas mãos". De  passagem pela Holanda, no aeroporto de Amsterdam, posou para  esta coluna entre as brasileiras Márcia Curvo e a jornalista Francis Silva, de volta ao Brasil. 

luciane.jpg
Luciane na Holanda

Mulheres no exterior

Luciene Pinho de Almeida é doutoranda em Serviço Social pela Unesp Franca/ SP e professora da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande. Veio a Holanda para entrevistas para a tese que defende Mulheres Brasileiras no Estrangeiro fazendo uma análise social, cultural e profissional. A tese que deverá estar pronta no ano que vem, poderá servir de base para um estudo a ser oferecido ao governo brasileiro como contribuição aos nacionais no exterior. Ela foi recebida no Consulado -geral do Brasil em Roterdã pelo ex- Conselheiro em exercício João Carlos Parkinson.

contato para esta coluna: maraparrela@brazilianpress.com