Make your own free website on Tripod.com
Maranews
Edição 18 - 02/out/2003
Home
Quem sou eu
Rádios e TV ao vivo
Cursos gratuitos on line
Links interessantes
Sites de buscas
Tradutor e conversor de moedas
Previsão do Tempo
Receitas
Esculturas com frutas
Livraria Virtual
Formulário de Isento da Receita Federal
Livro de Visitas
Classificados
Entrevistas
Pela Net
Vai Rolar
Já Rolou
Perfume de mulher
Turistando
Moldura
Pitaco

Coffeeshop, Mara Parrela da Holanda     02/10/2003

maraparrela@brazilianpress.com           

                           "Cada um pode com a força que tem, na leveza e na  doçura de ser feliz"  
                                                                                                                Vanessa da Mata

          

Visto

 

A partir do dia 1 de outubro, todo cidadão holandês, inclusive crianças e bebês, que viajam para os Estados Unidos precisam estar com o seu próprio passaporte,  com uma barra de codificação. Se eles estiverem inscritos no mesmo passaporte da mãe ou do pai, deverão solicitar um visto. Segundo as novas regras, sem o visto, poderá ter recusada a sua  entrada.

Efeito estufa

A campanha um dia sem carro, da União Européia dia 22 último, atingiu quase 1 milhão de pessoas, em várias cidades . A decisão foi  tomada  principalmente depois do último verão  que atingiu temperaturas altíssimas e a poluição atmosférica causou a morte de 15 mil pessoas na França, mais de 4.000 na Itália e entre três e sete mil na Alemanha. Segundo a Organização Mundial de Meteorologia, a abertura na camada de ozônio, protetora dos raios ultravioletas, já atinge 28 milhões de quilômetros quadrados, o mesmo recorde do ano 2000. A União Européia acredita que, adotando certas medidas, poderá reduzir de 4% a 6% suas emissões de gás carbônico, um dos vilões do efeito estufa.

school1.jpg

Holanda ajuda educar países pobres
O governo holandês anunciou parte do plano em que pretende até o ano 2015, colocar nas escolas dos países pobres, cerca de 115 milhões de crianças, Segundo a ministra do Desenvolvimento da Holanda, Agnes van Ardenne serão investidos cerca de 2,5 bilhões de euros, quase  3 bilhões de dólares. A maior parte será investida em ensino básico e o restante 682,6 milhões de dólares, em educação superior.

Varig, Varig ,Varig

 

A companhia ainda não divulgou  a revogação da portaria do DAC, Departamento de Aviação Aérea brasileira, que segundo o jornalista do Globo, Anselmo Góis, voltou atrás na decisão anunciada das franquias de bagagens para os vôos internacionais, podendo qualquer mortal levar 2 peças de 32kg  ao invés da polêmica e injusta divulgada recentemente, somente uma peça de 20kg. Os brasileiros na Holanda estão fazendo um abaixo-assinado para que se esta medida se não tiver sido revogada, que seja.

O site para assinatura é :       www.brasil-holanda.com

 

 

 

Visite meu site: http://maranews.tripod.com

Fonte: Rádio Nederland

abril.jpg

Abril Despedaçado 

 

Está em cartaz na cidade de Tilburg na Holanda,  Abril Despedaçado, produzido por Arthur Cohen e dirigido por Walter Salles, com assistência de Sérgio Machado e Karim Ainouz, inspirado da obra do escritor albanês Ismail Kadaré. Como em Central do Brasil e Terra Estrangeira, do mesmo diretor, ele faz uma mistura entre atores profissionais e amadores. As filmagens foram feitas nas cidades de Bom Sossego, Caitité e Rio de Contas, no interior da Bahia, entre agosto e setembro de 2000. O filme já foi indicado como o Melhor Filme Estrangeiro de 2002 pela BAFTA British Academy of Filme and Television Arts. Também eleito como um dos melhores filmes do ano pela National Board of Review e no Festival de Veneza de 2001, agraciado pelo Público Jovem com o prêmio Leoncino D'Oro.

cidadededeus2.jpg

"Cidade de Deus", o livro

 

 

O escritor Paulo Lins, autor do livro "Cidade de Deus" participou do Festival Internacional de Literatura de Berlim lendo trechos de sua obra e respondendo  perguntas curiosas dos alemães, sobre o cotidiano nas favelas cariocas. O escritor brasileiro que fez  palestra no Icbra (Instituto Cultural Brasileiro de Berlim)  vai participar no mês que vem, da Feira do Livro de Frankfurt, promovendo o lançamento do livro "Cidade de Deus" na Escandinávia e na Espanha. Embora possa ser encontrado nas livrarias portuguesas, italianas, francesas e espanholas, "Cidade de Deus"  não tem previsão para ser lançado em alemão ou em inglês. O motivo é a linguagem do livro. As gírias da favela carioca são muito difíceis de traduzir. Tanto que na Alemanha, "Cidade de Deus" já está na terceira tentativa de tradução.

Interessante

 

De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não
lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

Enter supporting content here